Tyvek

 
     O que é Tyvek® ?

Tyvek® é um nãotecido produzido em fibras contínuas extremamente finas de polietileno de alta densidade, as quais não contém aditivos, corantes ou resinas em sua composição. Este tipo de estrutura não é suscetível à perda de propriedades físicas por ação de esforços em qualquer direção e, consequentemente, apresenta alta resistência aos rasgos, aos furos, às rupturas e às perfurações. Além disso, Tyvek® é atóxico, química e biologicamente inerte. E, por ser mais leve que os filmes e as membranas utilizados em aplicações similares, Tyvek® é fácil de instalar.

     Permeabilidade ao Vapor

Tyvek® é permeável ao vapor, ou seja, a estrutura fibrosa é projetada para criar poros extremamente pequenos os quais prontamente permitem a passagem do vapor, mas são tão pequenos, que a água não passa, de acordo com relatório de ensaio do IPT nº 864800.

Por sua permeabilidade ao vapor e resistência à passagem de água, Tyvek® permite a rápida eliminação de umidade das estruturas dos telhados, assim como dos ambientes e, desta forma, previne problemas de condensação nos telhados.

.Um telhado sem Tyvek® corre o risco de sofrer infiltrações e formar goteiras.
.Com Tyvek®, a construção fica livre de goteiras. Tyvek® possibilita total escoamento da água.

     Resistente e Durável

A subcobertura Tyvek® é extremamente resistente e durável. Desde que devidamente instalado, Tyvek® terá vida útil semelhante à da cobertura.

     Prático e fácil de instalar

Disponível em rolos de 1 x 30m, Tyvek® tem leveza incomparável (cada rolo pesa cerca de 2,8kg), é flexível, fácil de instalar, transportar e manusear.

Não necessita de ferramentas especiais ao ser instalado, bastando martelos e pregos ou grampeador para madeira.

Para melhores resultados é recomendável a utilização de fita adesiva nas emendas e sobreposições.

Compactos, seus rolos economizam espaços em depósitos e canteiros de obras.



     Versatilidade: adaptação a qualquer projeto

Em construções novas ou reformas, Tyvek® é muito eficiente. Versátil, pode ser utilizado com qualquer tipo de telha (cerâmica, fibrocimento, metálica, ardósia, entre outras).

     Qualidade

Tyvek® é produzido sob rigorosos padrões de qualidade. Além disso, sua fábrica é certificada segundo as normas de qualidade ISO 9001.

     Guia de Instalação de Tyvek®

A subcobertura Tyvek® é compatível com qualquer tipo de telhado. Isto significa que Tyvek® pode ser instalado diretamente sobre um forro inclinado de madeira ou diretamente sobre os caibros, tanto em telhados novos quanto em reformas.

1- Prepare o madeiramento do telhado, instalando as vigas ou as tesouras de sustentação do telhado e, em seguida, os caibros.
   
2- Como regra geral, recomendamos que Tyvek® seja instalado sobre os caibros ou sobre o forro (conforme for o tipo do telhado), na posição horizontal, isto é, paralelo às ripas. O lado impresso com a marca DuPont - Tyvek® deve estar virado para cima. É importante lembrar que a instalação de Tyvek® deve ser iniciada de baixo para cima, ou seja, do beiral do telhado para a cumeeira. Deixar sobra de material suciciente para o acabamento na calha (ver item 7).
   
3- Tyvek® deve ficar fixo no madeiramento, podendo ser pregado ou grampeado.

Salientamos que é muito importante que
Tyvek® seja mantido esticado durante todo o processo de instalação. Por isso, sugerimos que Tyvek® seja grampeado nos caibros ou no forro, para mantê-lo sempre em posição correta.
   
4- As sobreposições e emendas devem ser de, no mínimo, 15cm. Para melhores resultados, recomendamos a utilização de fita acrílica auto-adesiva com 50mm de largura nos recobrimentos e emendas.
   
5- Uma vez tendo instalado Tyvek®, deve-se instalar os contra-caibros, que têm a função de formar uma canaleta para o livre escoamento de águas de possíveis infiltrações para fora do telhado ou para a calha. Não há dimensões definidas para o contra-caibro, mas este pode ser um sarrafo de altura e largura iguais às das ripas.
   
6- Após a instalação dos contra-caibros, o passo seguinte é a fixação das ripas.
   

7- Finalmente, procede-se com a instalação das telhas sobre as ripas.

   
   
   Observações Importantes

Tyvek® não foi desenvolvido para ser a cobertura definitiva da construção, portanto, recomendamos que as telhas sejam instaladas dentro de 48h (2 dias).

Tyvek® é compatível com materiais frequentemente usados para isolamento térmico, tais como lã-de-vidro, isopor, entre  outros.

Por motivos de segurança, não é recomendável caminhar diretamente sobre Tyvek®.

As sobreposições nas cumeeiras devem ter, no mínimo, 20cm, podendo ser recobertas de duas formas: