Descrição

Manta asfáltica produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, e na parte inferior com alto teor de elastômeros que propicia excelente adesividade no substrato de aplicação e como acabamento na face exposta, uma película aluminizada altamente flexível e resistente ao ozônio. É estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster, que garante perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.

 

Características técnicas do Produto

NBR 9952:2013 – Mantas Asfálticas para impermeabilização (Atende ao Tipo II–Classe C)

Utilização

Manta Autocolante Viapol é indicada para lajes pequenas não transitáveis, cobertura com telhas de fibrocimento ou telhas metálicas, calhas de concreto, pisos de cozinha industrial e telhas de pré-moldado.

 

Como usar e aplicar

Preparação da superfície

A superfície deverá ser previamente lavada, isenta de pó, areia, resíduos de óleo, graxa, desmoldante, manchas de óleo e graxas e/ou qualquer tipo de material que possa prejudicar a aderência do material.

Sobre a superfície horizontal úmida, executar a regularização com caimento mínimo de 1% para áreas externas, em direção aos pontos de escoamento de água. A argamassa de regularização deve ser  preparada com argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água para maior aderência ao substrato. Esta argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de 2cm.

Na região dos ralos, criar um rebaixo de 1 cm de profundidade, com área de 40×40 cm, com bordas chanfradas, para que haja nivelamento de toda a impermeabilização após a colocação dos reforços previstos neste local.

Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com raio aproximado de 5cm a 8cm.

Nas áreas verticais em alvenaria, executar o chapisco de cimento e areia média, traço 1:3, seguido da aplicação de uma argamassa desempenada, de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água.

Nos vãos de entrada das edificações (portas, esquadrias, etc.), a regularização deverá avançar no mínimo 60 cm para o seu interior, por baixo de batentes e contramarcos, respeitando o caimento para as áreas externas, exceto para áreas internas com pisos em madeira ou degradáveis por ação de umidade. Recomenda-se que as áreas externas tenham cota no mínimo de 6cm menor que as cotas internas, tanto no nível da impermeabilização como no nível do piso acabado.

Os ralos e demais peças emergentes deverão estar adequadamente fixados de forma a executar os arremates.

Aplicação do produto

Aplicar sobre a regularização seca uma demão de primer Viabit, Primer Viapol, Adeflex ou Ecoprimer, com rolo de pintura e aguardar secagem por no mínimo 6 horas.

Antes de iniciar a aplicação da manta asfáltica Manta Autocolante Viapol Alumínio em toda a área, fazer os arremates dos ralos, tubulações, juntas de dilatação etc., com a manta asfáltica.

Alinhar a manta asfáltica Manta Autocolante Viapol Alumínio em função do requadramento da área, procurando iniciar a colagem no sentido dos ralos para as cotas mais elevadas. Manter a faixa de sobreposição no sentido contrário ao caimento da água.

Após o alinhamento, remova o filme siliconado, puxando pela emenda central do filme. Após remoção do filme, retorne a manta à superfície fazendo forte pressão com rolo apropriado para eliminar bolhas e garantir boa aderência e proporcionar perfeita vedação.

Após a colagem da primeira metade da manta está totalmente aderida, proceda com a aderência da outra metade.

As mantas devem estar sobrepostas em 10 cm e receber forte pressão com roletes, para que haja perfeita aderência entre as mesmas.

Execute as mantas na posição horizontal, subindo 10 cm na posição vertical.

Alinhar e aderir à manta na vertical, descendo e sobrepondo em 10 cm na manta aderida na horizontal.

A manta deve ser aderida na vertical 30 cm acima do piso acabado.

Após a aplicação da manta asfáltica Manta Autocolante Viapol, fazer o teste de estanqueidade, enchendo os locais impermeabilizados com água, mantendo o nível por no mínimo 72 horas.